Aumentar fonte
Diminuir fonte
Contraste
As escolas do município de Curral de Cima estão recebendo ações, durante todo o mês de junho e também em julho, de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O trabalho está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação.
Entre as ações, os profissionais da saúde estão realizando palestras e campanhas de conscientização. “As crianças podem ser os principais agentes transformadores das comunidades. Estudos apontam que o problema com combate ao Aedes aegypti é, acima de tudo, cultural, por isso, se conseguirmos realizar a formação desses jovens, conseguiremos atingir a toda a população”, destacou a secretária de Saúde, Renata Ribeiro.
Para manter a população livre do Aedes aegypti é necessário eliminar toda a água parada. Manter calhas sempre limpas, garrafas viradas para baixo, lixeiras fechadas e tonéis e caixas d’água tampadas são iniciativas importantes.
Dados do Ministério da Saúde mostram que a Paraíba tem 46 cidades com alto índice de infestação do Aedes aegypti, com risco de surto para as doenças dengue, zika e chikungunya. O Ministério alerta que o sistema de vigilância de estados e municípios e toda a população devem reforçar os cuidados para combater o mosquito.
Interessados devem se deslocar aos pontos de cadastro, munidos de RG e CPF.
Além dos veículos, foi realizada a entrega de certificados de cursos de qualificação a profissionais essenciais para a saúde da comunidade.
DIU é reconhecido como um método contraceptivo eficaz e de longa duração, oferecendo às mulheres uma escolha segura e conveniente para o controle da fertilidade.