Mutirão de Documentação impulsiona inclusão e oportunidades para a população rural de Curral de Cima

Curral de Cima promoveu, neste mês de novembro, mais uma importante ação de inclusão social e garantia de direitos: o Mutirão de Documentação da Trabalhadora e do Trabalhador Rural, realizado na Escola Valdevino Ribeiro. A iniciativa, parte do Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para as Mulheres Rurais, contou com o apoio da Prefeitura de Curral de Cima, do Governo Federal e de diversos parceiros.

O mutirão levou serviços essenciais para facilitar o acesso da população rural à documentação básica e políticas públicas. Entre os atendimentos disponibilizados estiveram emissão de RG (1ª e 2ª via), Carteira de Trabalho Digital, recuperação de senha do Gov.br, além da emissão e entrega do CAF.

Na área de apoio à renda e produção rural, foram ofertados serviços como renegociação de dívidas por meio do Desenrola Rural, acesso a crédito rural pelo Banco do Nordeste e atendimentos do INCRA, incluindo CCIR e ITR.

A ação também contemplou iniciativas sociais e de saúde, com distribuição de absorventes do Programa Dignidade Menstrual, palestras sobre direitos humanos realizadas pela Casa Pequeno Davi, além de serviços municipais como Cadastro Único e atendimentos de saúde.

O mutirão foi realizado com a parceria de MDA, INCRA, INSS, TEM, Banco do Nordeste, Secretaria de Agricultura da Paraíba, Programa Estadual de Dignidade Menstrual, Programa Cidadão, Casa Pequeno Davi, EMPAER e Prefeitura de Curral de Cima.

Com iniciativas como esta, o município segue avançando na promoção da cidadania, inclusão, dignidade e oportunidades para quem vive e trabalha no campo, fortalecendo um novo tempo de desenvolvimento e respeito à população rural.

 

  • Agricultura